WiP Seminars #4 - Zita Martins

Sobre o evento

O Clube de Estudantes Women in Physics está muito feliz por receber a Prof. Zita Martins no nosso próximo evento WiP Seminars.

Nos WiP Seminars tens a oportunidade não só de aprender sobre a investigação feita por físicas de renome internacional, mas também de participar numa conversa informal com elas e perguntar sobre a sua carreira. Não te esqueças de te inscrever!

Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada do Instituto Superior Técnico, Co-Directora do Programa MIT-Portugal, e Consultora de Ciência, Inovação e Transição Digital de Sua Excelência o Presidente da República. Os seus interesses científicos incluem a deteção de assinaturas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição dos meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.

WiP Seminars #4 - Zita Martins

Data: 19 de abril 2022 (terça-feira) às 14:00 GMT

Onde: Auditório Abreu Faro, inscrição aqui

Título do seminário: Astrobiology – Origin and detection of life in the solar system

Oradora: Prof. Zita Martins

Agenda:

14:00 - 14:40: Seminário científico, incluindo tempo para perguntas

14:40 - 14:50: Pausa de dez minutos

14:50 - 15:30: Conversa informal com oradora

15:30 - 16:00: Lanche na entrada do Complexo Interdisciplinar

Sobre a oradora

Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada do Instituto Superior Técnico, Co-Directora do Programa MIT-Portugal (MPP), e Consultora de Ciência, Inovação e Transição Digital de Sua Excelência o Presidente da República. Os seus interesses científicos incluem a deteção de assinaturas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição dos meteoritos e cometas para a origem da vida na Terra.

Licenciou-se em Química no IST em 2002 e obteve o doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Holanda) em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França) em 2012. Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de libras, tendo permanecido no Imperial College London de 2007 a 2017.

Zita Martins tem participado ativamente em missões espaciais. Ela é co-investigadora de dois projectos (OREOcube e EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS). É Community Scientist da missão ARIEL (ESA), é membro da missão Hayabusa2 (JAXA), e membro da missão Comet Interceptor (ESA). É a representante portuguesa da Comissão Executiva da European Astrobiology Network Association (EANA), membro do Grupo de Trabalho de Ciências da Vida da ESA (equipa de aconselhamento científico), membro do Grupo de Trabalho do Sistema Solar e Exploração da ESA, e membro do European Space Sciences Committee (ESSC). Faz divulgação científica ativamente, tendo dado mais de 100 entrevistas sobre ciência em meios de comunicação internacionais, e foi seleccionada pelo canal de televisão BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso na ciência e está agora permanentemente em exposição na sede da Royal Society em Londres. Em 2015 Zita Martins foi nomeada Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada por Sua Excelência o Presidente de República por méritos excepcionais e notáveis na ciência.

Abstract do seminário

(apenas disponível em inglês)

Astrobiology investigates the origin, evolution, and future of life in the Universe. Comets and meteorites have delivered organic molecules to the Earth between 4.56 to 3.8 billion years ago, contributing to the formation of the first cell (the basic unit of life). In parallel, organic molecules may have been formed at hydrothermal vents. Life may have arisen elsewhere in the solar system, including Mars and the icy moons of Jupiter and Saturn (e.g., Europe and Enceladus), and are preferred targets for future space missions. In this presentation we will give an overview of the Astrobiology research area and study targets.